CURIOSIDADES - ROLLS ROYCE DE BADEN-POWELL

BP é presenteado com o veículo Rolls Royce e auto-caravana, em 1929 no Jamboree Mundial realizado em Arrowe Park - Liverpool.



O ano de 1929 foi um ano muito especial para os escoteiros, celebra-se 21 anos do escotismo, as comemorações decorreram durante o 3.º Jamboree Mundial, realizado em Arrowe Park nos arredores de Liverpool.

Neste Jamboree BP, foi agraciado com uma série de presentes, inclusive do Rei da Inglaterra George V, Baden Powell recebeu o título de Lord Baden Powell de Gilwell, além dos já citados presentes o Rolls Royce e a auto-caravana.
Antes do Jamboree, Christian Holm, o presidente da Associação dos Escoteiros da Dinamarca, escreveu a todas as associações escutistas, que estariam presentes naquele Jamboree, sugerindo que cada escoteiro doa-se um "tostão" ou o equivalente sua própria moeda para que o movimento escutista presentear Baden Poweell, na celebração de 21 anos do escotismo.
Então o deputado Christian Holm, em contacto com a esposa de BP, Olave Baden Powell, pediu ideias para o presente.
Na apresentação do carro, BP comentou:
"quando ela me perguntou o que eu queria, eu disse nada, sou o homem mais rico do mundo, pois creio que o homem mais rico do mundo não é o homem que tem mais dinheiro, mas o homem que menos dinheiro deseja". Minha esposa pressionou-me ainda mais e disse que eu precisava desejar algo, lembrando novamente eu pensei e disse: "Oh, sim um par de braçadeiras!"
Lady Baden Powell não desistiu facilmente, e finalmente, BP relatou que um automóvel novo seria muito agradável, uma vez que o antigo estava com problemas (avariou duas vezes durante o Jamboree e teve de ser rebocado para casa).

Em agradecimento aos escoteiros BP, disse:
"Eu não sei como agradecer-vos por aquilo que vocês tem feito por mim. Eu não me sinto merecedor dos muitos presentes e honrarias que choveram sobre mim durante os últimos dias, e agora nivelando estes maravilhosos presentes, que representam o dom dos meninos de cada povo, em todas as partes do mundo, eu aceito-o com a sensação de algo em forma de agradecimento, maior do que posso expressar."
No encerramento do Jamboree, BP falou sobre o carro novo:
"vai permitir-me a fazer mais do que eu tinha feito para os escoteiros, e eu sou gratíssimo por isso.".
Mas a mensagem mais impressionante daquele Jamboree foi quando BP, enterrou um machado que simbolizava a guerra, ou seja simbolicamente BP, enterrou a guerra, e mostrou o símbolo do 3.º Jamboree Mundial dizendo: "De agora em diante o Símbolo Escutista da Paz será a Flecha Dourada, para que todos conheçam nossa Fraternidade Universal.

                                               Flecha Dourada Símbolo Escotista da Paz
O presente era um Rolls Royce, e uma auto-caravana, assim como um cheque entregue por David Jagger. O carro ganhou o apelido de "JAM ROLL", porque era o Rolls Royce apresentado no Jamboree, e a auto-caravana, foi apelidado de Eccles. Eccles era o nome do fabricante, mas também era o nome de uma fruta, que se recheava bolos e tortas na Inglaterra.
Jam Roll também é a tradução literal de rocambole de geléia, isto como a piada corrente no Jamboree, era de que:
"O rocambole de geléia, rebocava um bolo de Eccles (framboesa?)".

O Jam Roll, era um dos últimos RR de 20 cavalos (20 hp), chassis n.º GVO-40, equipado com a carroçaria modelo black limousine, feita por Page e Hunt, que eram construtores de carroçarias, o que era muito comum na época, existiam diversos construtores de carroçarias para os chassis dos fabricantes, Na ordem para a fabrico contava com a inscrição "Urgente 6/8 semanas", esta ordem foi colocada em 21 de Junho de 1929. Completado o chassis foi entregue à Page e Hunt em 19 de Julho. Estava registado ainda no "chassi card", "se este carro não estiver completo na data acordada, emprestar o carro por um dia para a ocasião" (Jamboree).
O carro foi entregue na data acordada, em 10 de Agosto de 1929, apenas 50 dias depois de receberem o chassis e a ordem da Rolls Royce.
Certamente a característica principal e mais famosa dos Rolls Royce são o radiador e sua tampa ornamentada com o "Spirit of Ecstasy" (foto abaixo à direita), conhecido popularmente com "flying lady", entretanto para um veículo tão especial, foi fabricado para a ornamentação do radiador a "flor de liz" símbolo máximo do Movimento Escutista com a inscrição "be prepared" (foto abaixo a esquerda), cuja tradução literal seria "estar preparado".

O "Jam Roll", doado pelos escuteiros, foi visto em muitos eventos escutistas de 1929, até o final da década de 30, também foi muito utilizado pela família de BP, para viagens e outros passeios. Era facilmente reconhecido, em princípio pelo ornamento da "flor de liz escotista", e pela sua cor "verde escoteira", pois os demais RR., eram fabricados na cor preta.
Quando BP imigrou, em 1938, doou-o para o Giwell Park.
Olave Baden Powell, vendeu o Jam Roll, em 1945, e este passou por outros nove proprietários, até que Ben Grew trouxe o carro em 1986, quando este contava com 53.000, milhas no
seu conta-kilometros.
Actualmente o carro foi totalmente restaurado, segundo padrões da época e está guardado em Gilwell Park, exactamente como BP o recebeu carinhosamente dos escuteiros.
No ano do centenário do Escotismo 2007, os escuteiros, puderam novamente ver o "Jam Roll Eccles Cake", pois foi cuidadosamente exposto nas comemorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário