FLOR DE LIS

o emblema escoteiro que tem sido usado por jovens e adultos desde que o ME foi fundado e, atualmente, em 150 países e territórios. É um dos símbolos mais conhecidos no mundo. Segundo B-P., ao ser questionado sobre a origem do mesmo, "nosso distintivo foi tirado do Pólo Norte, usado em mapas para orientá-los pelo Norte." Conforme as palavras de Lady Baden Powell, mostra a verdadeira direção a ser seguida.
No Escotismo, as três pétalas do emblema representam os três pontos principais da Promessa Escoteira. As duas estrelas decorativas de cinco pontas significam Verdade e Conhecimento.
Desta forma, o emblema serve para lembrar aos escoteiros de serem honestos e confiáveis como uma bússola, mantendo seus ideais escoteiros e mostrando aos outros o caminho a ser seguido. No emblema escoteiro mundial, o motivo básico é circundado por um cabo atado com o nó direito simples, simbolizando a unidade e fraternidade do ME em todo o mundo. Assim, como ninguém pode desfazer o nó direito, por mais que puxe, ao se expandir, o ME permanece unido. A cor do emblema é brando num fundo púrpura real. Estas cores são simbólicas em heráldica: o branco representa a pureza e o púrpura real representa a lealdade e a ajuda aos outros.
O emblema escoteiro no Brasil tem a flor de lis dourada com as armas da república, um listel branco com o lema "Sempre Alerta" finalizando com um nó simples lembrando a boa ação diária.

Forquilha: a forquilha encerra em seu simbolismo o firme propósito do Pioneiro investido em continuar enriquecendo o processo de sua vida por pensamentos e ações melhores. O tamanho da forquilha depende do tamanho de seu portador, isto é, a medida que vai do chão até a axila do portador. Ela é feita de um galho de árvore (a qual deve continuar viva após a retirada desse galho) e constitui-se de três partes:
- ponteira: representa a base de toda a vida pioneira, ou seja, o caráter sem manchas;
- haste: representa o caminho reto que o (a) Pioneiro (a) deve palmilhar em sua vida, como homem de caráter, consciente de suas responsabilidades. Os nós da haste são as dificuldades e obstáculos a serem transpostos no longo caminho de sua vida;
- V da forquilha: representa a vitória coroando uma vida digna, honesta e profícua.




Nenhum comentário:

Postar um comentário