INSTRUMENTOS DE CORTE

Inventados há milhares de anos, os instrumentos de corte sempre foram usados para facilitar a nossa vida. Em acampamentos, é sempre bom ter um canivete ou uma faca para alguma eventualidade. Normalmente, utilizamos instrumentos de Grande porte, tais como o facão e a machadinha. É no acampamento, ou dentro do mato, que se pode andar de faca, facão ou machadinha na cintura, quando eles são necessários. Em atividades na cidade, nunca os use na cintura, no máximo um canivete. Além de ser proibido por lei, é perigoso para você e para as pessoas ao seu redor.
Apesar de servirem para cortar, as ferramentas não devem ser usadas indiscriminadamente, ou seja, não podemos esquecer que um escoteiro não machuca uma árvore. Caso necessite de lenha, deverá procurar a que estiver caída no chão. Se não achar, poderá cortar galhos já mortos. Se precisar de madeira ou bambu para pioneiria, só cortará com permissão. Nem todos agem como escoteiros, pois existe gente que assim que se vê com uma faca na mão, começa a dar facadas nas árvores sem nenhum objetivo. Eles não se dão conta que a casca da árvore é como nossa pele. A árvore perde seiva pelo corte e pode até morrer, ou então várias doenças podem entrar pelo corte e chegam a matar a árvore.
Os facões têm a lâmina comprida, o que facilita a abertura de pequenas trilhas em mata fechada, mas ao manusear um facão tome cuidado, por sua lâmina ser muito comprida ela pode quicar e voltar contra o seu corpo. Os casos de acidentes mais comuns ocorrem nas áreas das pernas.


A machadinha é usada para cortar troncos de médio e grande porte, não é recomendada para pequenas viagens, pois é muito pesada e tem uma função muito específica. Pode ser substituída por um Fio de Serra, que é semelhante a um cabo de aço com argolas nas pontas e é afiado. Sua vantagem é o peso, apenas alguns gramas e o pequeno espaço que ocupa.
Dicas
Todos as ferramentas de corte requerem cuidados especiais:
Mantenha-as sempre limpas, secas e afiadas;
Para manter os instrumentos limpos depois de uma viagem, lave-os bem, depois lubrifique as partes de aço. No caso dos canivetes pode ser usado óleo de spray para tirar a sujeira interna;
Para lubrificar podem ser usados vários tipos de óleos, uma opção é vaselina sólida que faz menos sujeira;
Se elas ficam pelo chão, ou enterradas no solo, a umidade e a sujeira acabam com elas.
Se ficam esquecidas à noite, a chuva e o orvalho podem enferrujá-las, além de que alguém pode se machucar nelas.
Se ficam perto do fogo, o calor destempera o aço, tornando a lâmina imprestável.
Quando terminar o trabalho, coloque a ferramenta limpa e afiada na bainha ou estojo.
Limpe bem a lâmina antes de guardar na bainha ou estojo, porque depois de sujar a bainha por dentro, ela é que suja a ferramenta. Sempre que a ferramenta não estiver em uso, deixe-a na bainha.
Não use a faca, ou canivete, para abrir latas, pois isto estraga a lâmina e pode causar acidentes.
Não martele as ferramentas. Se você não está conseguindo cortar, talvez seja porque não está sendo usada a ferramenta adequada.
Parece mentira, mas quanto mais afiada está uma ferramenta de corte, menos perigosa ela é. A faca sem fio escapa em vez de cortar e dá bem mais trabalho. Além destas questões de segurança, cuidar da manutenção das ferramentas também significa economia, pois assim elas podem durar bem mais tempo e prestar bons serviços a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário