MONITOR

A Missão do Monitor

Ser um verdadeiro guia. O companheiro que orienta outros rapazes o caminho a seguir com consciência e responsabilidade: esta é a SUA MISSÃO!
Dirija a sua PATRULHA no sentido de fazê-la a melhor da tropa porque assim estará ajudando a fazer melhores pessoas e entre elas você mesmo.
ASSIM:

CONHEÇA OS MEMBROS DE SUA PATRULHA:
Seu trabalho como monitor melhor dará melhores resultados quanto mais você os conhecê-los. Isto supõe que desde o seu ingresso na patrulha você tem se interessado em conhecer seus gostos, diversões, suas vidas em família e fora dela, além de saber a forma deles se portarem em relação à tropa... Que tenha visitado e falado com seus pais... Assim terão confiança em você e o considerarão como um irmão mais velho.
Lembre-se que: cada pessoa é diferente e o bom relacionamento consiste em aceitarmos essas diferenças e aproveitarmos as boas qualidades em detrimento das falhas que todos nós apresentamos e lutamos para corrigir.

CRIE E ALIMENTE O ESPÍRITO DA PATRULHA:
Conhecendo os seus membros de patrulha, será mais fácil agrupá-los em torno de você criando uma equipe unida e para o trabalho e os projetos que contribuem para o desenvolvimento da personalidade de todos. Entretanto, deixe que cada um deles tenha sua idéia própria e possam expressá-la para discussão e aprovação, sem censuras. Mantenha-os num clima de liberdade a Patrulha, não se tornando inacessível ou o único que a ter razão sobre os fatos.

SEJA UM EXEMPLO:
A chave para o seu acerto no trabalho para como MONITOR será ser um vivo exemplo do ESPÌRITO ESCOTEIRO e decidir de acordo e fielmente com a Lei e os seus princípios. Considere que não tardará em refletir seu próprio caráter em cada um dos rapazes de sua Patrulha. Eles imitarão suas qualidades... Mas também seus defeitos. Sorria e olhe para a sua patrulha e verá todos alegres, franze a sua face e verá todos de mau humor. Ensinando-lhes a ter equilíbrio e razão, não tardará a descobrir que os está adquirindo. É certo reconhecer que ninguém é perfeito, mas o seu esforço será reconhecido e considerado.
Deve considerar toda falta a Lei Escoteira como uma falta á confiança depositada nos membros de sua patrulha e a que os chefes depositam em você. Quando os Escoteiros virem que faz o devido esforço para viver a Promessa e a Lei Escoteira, eles tratarão de fazer o mesmo. A constância de seus atos fará com que se mostre racional e confiável.

SEJA UM ADESTRADOR:
Faça uma coisa sempre depois de refletir bastante. Não tolere a inatividade em você e em seus membros de patrulha, evite a monotonia nas atividades de patrulha: crie sempre algo novo.
Adestre seu Sub-Monitor para que possa conduzir a patrulha quando você não estiver presente. Provavelmente será ele quem assumirá quando você passar para o Ramo Sênior. Quanta satisfação lhe produzirá quando souber que o novo MONITOR, de que tanto gostava, tenderá a ser melhor que você, porque recebeu beneficio de sua experiência, também como terá suas idéias próprias.
Adestre constantemente os membros de sua patrulha, levando-os a seguir o programa de adestramento em etapas de classe e especialidade. Lembre-se que BP já dizia: “Nada vale no mundo a experiência adquirida, se não pudermos passa-la adiante. Se não puder ensinar por falta de conhecimento, encaminhe o rapaz para quem possa”.
Adestrar é também educar. A pessoa forma a si mesma no Escotismo. Cabe a você criar o meio apropriado para dar a seus membros a ajuda necessária.
Não deixe passar as faltas, os erros, as falhas, mas busque a razão a ocasião e a forma adequada de repreender. Toda falta deve ser reparada. Não castigue. Sugira formas de como reparar o mal já feito. É fundamental que os Escoteiros se dêem conta de que o que você diz é para o seu bem. “NUNCA DESTRUIR, CONSTRUIR SEMPRE”.
Construir um solo firme, o da vontade, e com crescimento sólido, o da amizade.

UM VALOR RELIGIOSO
Convicções firmes que se traduzem em uma piedade simples, profunda e espontânea, acompanhada de uma experiência ilimitada em DEUS. Não é suficiente Ter uma crença religiosa. É necessário vivê-la. Só assim, vivendo, a sua fé poderá influir nos seus comandados.

ÉS UM IRMÃO MAIS VELHO:
A Fraternidade Escoteira funda-se em dois princípios essenciais: a confiança mútua e a estima recíproca. Dedique-se a criar em sua patrulha o espírito de fraternidade e de confiança recíproca, de forma que seus companheiros saibam que o tempo todo você vai estar alerta para ajudá-los.
A fraternidade não exclui a firmeza. Mas firmeza não é dureza. Você é o irmão mais velho.
Seja alegre — “Não se caçam moscas com vinagre”.— menos ainda escoteiros. Que nós os ganhemos pela alegria e companheirismo.
ÉS O RESPONSÁVEL:
Ser responsável significa saber responder a todo pedido de contas, ser capaz de justificar todos os teus atos e dos membros da patrulha no cumprimento do dever.
Todo monitor é verdadeiramente responsável.

RESPONSABILIDADE POR SI PRÓPRIO:
â Dar o exemplo para poder exigir;
â Exigi mais de você do que dos outros;
â Um MONITOR jamais tem desculpas.

RESPONSÁVEL PELA PATRULHA:
â Pelo equipamento da patrulha;
â Pelo canto da patrulha;
â Pelas reuniões da patrulha;
â Pelo espírito da patrulha.

RESPONSÁVEL PELA TROPA:
â Seu lugar na Corte de Honra não é honorífico, é para participar da direção da tropa.

RESPONSÁVEL POR CADA UM DOS MEBROS DE SUA PATRULHA:
â “Em cada rapaz há pelo menos 5% de bom, e você cumpre descobri-lo e desenvolve-lo até os 90% ou 95%”.– BP.
â Esta responsabilidade requer que você siga muito de perto cada um de seus escoteiros.

RESPONSÁVEL PARA COM SEUS CHEFES:
Eles te delegaram confiança e colocaram em suas mãos uma patrulha, lhe nomeando monitor. Devem então mantê-los informado do que se passa e que você é a união entre eles e seus escoteiros. Segue o exemplo de seus chefes, como quer que seus escoteiros sigam o seu.


AS IDÉIAS ANTERIORES PODEM SER RESUMIDAS:

â SUAS ATITUDES COMO MONITOR: exemplo – fraternidade – diversão
â SUA AÇÃO: conhecer e agrupar
â SEU FIM: formar seus escoteiros
â Contribuir para que a patrulha alcance objetivos.
â Zelar para que sejam atendidas as necessidades de seus companheiros de patrulha.
â Atuar como mediador dos conflitos que ocorrem na patrulha.
â Dar consistência aos valores da patrulha: o líder personifica os valores, motivos e aspirações dos demais jovens.
â Agir como indicador das ações da patrulha.
â Se esforçar para manter a coesão.


É PRECISO SENTIR A MUDANÇA LÁ DE DENTRO

“Mudar é um ato de coragem.
É a aceitação plena e consciente no desafio.
É trabalho árduo, para hoje!
É trabalho duro, para agora!
E os frutos só virão amanhã, quem sabe tão distante...

Mas quando temos a certeza de estarmos no rumo certo,
a caminha é tranqüila.
E quando temos fé e firmeza de propósitos, é fácil suportar
as dificuldades do dia-a-dia.

A caminhada é longa. Muitos ficarão à margem.
Outros vão retirar-se da estrada. É assim mesmo...
Contudo os que ficaram, chegarão, disso temos a certeza.

Olhe bem ao seu lado. Estão com você e seus companheiros.
Eles exercem o mesmo papel que você, dentro do Grupo.
Eles também têm problemas e muitas dificuldades, como você,
têm muitas dúvidas sobre a mudança.

Você poderá mostrar-lhes como se sente e pensa a respeito das
mudanças na organização e nas pessoas.
Não feche a janela em que você está debruçado.
Convide seus colegas para estarem ao seu lado,
para que vocês possam ver as mudanças pelo mesmo ponto,
para que possam ter a mesma perspectiva.
Terá sempre alguém com você a cada dia, tentando descobrir
novas faces da mudança.

Tenho certeza de que, se assim procedermos, dentro de algum tempoEstaremos convencidos de que não é tão difícil assim MUDAR...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário